Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ensinando um bebê que acorda a noite toda a dormir

Parece pegadinha quem não é mãe ler que a pessoa tem um bebê de 1 ano e pouco e fica aí dizendo que não dorme. A maioria das mães vai ler este texto e se ver em vários momentos. Quem não é mãe vai ler , achar algumas coisas estranhas e talvez até se chocar.


Antes do Theo nascer, eu li um ou outro livro sobre bebês e apesar de ler muita coisa achei que iria tirar de letra, afinal, sempre me dei super bem com crianças e sou louca por elas. Achei que o "feeling"iria prevalecer sabe? O feeling prevalece na maior parte das vezes... mas fazer dormir é realmente uma tarefa difícil.

Logo quando nasceu, o Theo até era bem bonzinho, mamava umas 11 da noite e depois só lá pelas 4 da manhã, isso é um céu pra mãe de recém nascido. Lá para o quarto mês de vida, ele começou a emendar as primeiras noites.... eram raras, mas aconteciam. Com o tempo, ele passou a acordar, religiosamente, somente as 3 da manhã para mamar. Algumas vezes dava uma choramingada, mas era basicamente isto: Acordar, mamar e voltar a dormir. Após o seis meses o negócio de sono começou a ficar difícil: era difícil de fazer dormir no início da noite, ele acordava umas 2 ou 3 vezes por noite chorando (todos da casa saiam correndo para não deixar ele chorar muito, para não "acordar muito" sabe?) e voltava a acordar lá pra umas 6:30 da manhã "cheio de energia" acordando a casa toda.

Ouvi muita gente dizendo que ele não se cansava o suficiente para dormir a noite toda - eu ficava tentando imaginar como fazer meu pequeno se cansar mais, rsrsrs, mesmo ele sendo ligado no 220vv - e também que ele poderia estar dormindo muito durante a tarde, que era coisa de 1 a 1:30 horas de sono. Pra uma mãe desesperada para dormir e ver seu filho dormir, qualquer "conselho"servia. A minha ajuda era que a babá do Theo dormia com ele e salvava eu e meu marido de ficarmos acordando todas as noites, mas e o sono dele?

Como a maioria das crianças, começar com o papo de "vamos dormir?" era uma loooonga história todas as noites. Era sem dúvida a coisa que eu menos gostava de fazer com ele... acabava todo mundo sofrendo, era muito difícil de "desligar" o pequeno. Com o tempo, fomos arranjando alguns artifícios para enganar a hora de dormir... Começamos balançando ele no carrinho, ele acabava dormindo de tonteira. Depois, quando só o carrinho não era suficiente, passamos a colocar o dvd's dele para assistir enquanto balançávamos no carrinho. Demorava cerca de 30 minutos, todas as noites. Depois, durante a noite, passamos a fazer o mesmo. Era um choro desesperador e quanto antes colocássemos ele no carrinho, mais rápido ele parava de chorar. Era como se ele não gostasse de saber que dorme no berço. O "bom"nisto tudo, era que ele dormia cedo, ia pra cama entre 8:20 a 8:40, dava pra eu dar conta das minhas coisas depois disto.

Em meados de agosto deste ano, o Theo era uma bomba relógio durante a noite. Faríamos tudo pra ver este mulekquinho dormir a noite toda. Até o matriculei na natação para tentar "cansar" mais o menino. Tadinho... estávamos desesperados para não vermos mais ele acordando de hora em hora num choro desesperador ou passando a noite em claro, parecia que ele perdia o sono e ficava de 2 às 5 da manhã acordado e achava ruim se parássemos de balançar o carrinho.

Eu ficava impressionada com a minha vizinha Simone, que colocava o bebê dela no berço, dava um boa noite e saia do quarto (...) Chocada com a facilidade. Ela até me falou que usava o método do livro "a encantadora de bebês" (livro que eu lí e não dei muita importancia) para colocar o bebê pra dormir.  Inclusive neste livro, a autora apelidava pais como nós de "paternidade acidental", que não sabiam ensinar seus filhos a dormir. A maioria das pessoas falavam que era fase, que já passaram por isto e que de um dia para o outro isto iria mudar, assim, como um passe de mágica... eu não estava acreditando muito nessas mágicas...

Passei a pesquisar na internet muitas coisas sobre o assunto, mas eram dicas vagas, nada que acrescentasse muito, as vezes eu até tentava alguma dica em vão... mas tentava. Procurei em alguns blogs sobre o assunto, acho que blogs são mais fáceis de se enxergar neles, mas também não encontrei muita coisa sobre o assunto. Acontece também que isto destrói o ego da mãe, como se ela não conseguisse fazer o próprio filho dormir, uma coisa tão simples e talvez ninguém quisesse "abrir o coração" para relatar isto e acabava que eu não achava nada sobre o assunto em lugar nenhum. Pelo menos era esse o sentimento baixo astral que eu sentia.

Aí eu lí em algum blog sobre "terror noturno" aí me deu um estalo "eureka, pode ser isto" me deu até um calafrio em pensar que ele poderia estar sofrendo tanto. Pesquisei muito sobre o assunto e ví que o Theo se encaixava em várias situações, inclusive medo e insegurança durante o dia, aí ví que isto poderia ser tratado no instituto do sono em SP. Descobri que aqui em SJC tem um instituto do sono, liguei pra lá e falei sobre a situação do Theo e a atendente disse que tinha uma pediatra do sono para atender naquele mesmo dia!!!! Gente, que alegria de saber que eu poderia ouvir de uma profissional se o sono do Theo tinha algum problema. - Detalhe que eu nem sabia que existia pediatra do sono.

Fomos todos: Eu, Theo, Caco (o maridão) e a babá. Fomos todos para cada um dar sua contribuição sobre o que acontece com o Theo e para ouvir tim tim por tim tim como resolver isto. Ela quis ouvir a vida do Theo inteira. Contei tudo e ela me respondeu "ele não tem terror noturno". Como não gente? O menino tem todos os sintomas da sindrome!?!?  Ela conversou muito conosco e disse que o Theo tinha maus costumes para dormir e tinha muitas coisas atrapalhando o sono dele, como:
  • Horário da Janta. O Theo jantava tarde, 7:30 é um horário tarde para quem dorme as 8:30. Primeiro costume a ser trocado: Jantar de 7:30 para 6:30.
  • Brincadeiras durante a noite. Eu sou pilhada, o Theo teve a quem puxar toda esta energia e inquietude. Quando eu chegava em casa a noite, eu brincava muuuuuito com ele de jogar bola, esconder, cosquinhas, pega-pega... tudo! E na hora que o Theo ia dormir, ele estava a mil. Não queria dormir. Ele precisava desacelerar. Combinamos que após a janta não brincaríamos de nenhuma brincadeira muito agitada, apenas assistir filminho, cantar uma musiquinha, ler um livro... coisa leves (gente, vocês não imaginam o quanto isto foi difícil) e inclusive esconder a bola após a janta.
  • A babá dormir fora do quarto dele. Como minha casa antiga não tinha dependência, a babá do Theo dormia no quarto dele e era a primeira a acordar e a primeira que ele via quando acordava, pois ele acordava e já chamava ela para brincar. Com este tanto de acorda-acorda, colocamos ela para dormir no quarto de hospedes, para tentar fazer ele esquecer de chamar alguém. Já era algo que tínhamos feito, mas a dra reforçou.
  • Rotina do Sono era OK. Aproximadamente as 8:30 da noite, todos os dia, o Theo tomava um banho, após o banho eu fazia uma massagem leve e rápida (o Theo não fica quieto por muito tempo) e colocava ele para dormir.
  • Horário da primeira mamadeira. Como Theo jantava as 7:30, na hora de dormir ele não sentia fome para mamar e ia mamar lá para a meia noite, durante o sono. Jantando mais cedo, ele passou a sentir uma certa fominha na hora de dormir e tomava uma mamadeira ao deitar, isso, de alguma forma, facilita o sono.
  • Mamadeira durante a noite - CORTA. Na idade dele, ele não mama mais por fome e sim por hábito. Ele sempre acordava lá pelas 3 da manhã para mamar, então deveríamos tirar.
  • Filminho - CORTA. Assitir TV ou qualquer outra coisa deitado manda um comando para o cérebro para ficar acordado... a Dra contou direitinho o que a TV faz no cérebro, cientificamente falando. O resultado é que acende mais ao invés de fazer dormir #fail.
  • Carrinho - CORTA. Esse negócio de fazer bebê dormir no carrinho é errado, a criança tem que aprender a dormir no berço. Portanto a partir desta data todos os conselhos dados pela Dra seriam seguidos, inclusive o pior: Deixar chorar. E que aconteça o que acontecer, não pegue ele no colo e nem tire ele do berço.
  • Objeto de transição: O Theo precisaria de um bichinho de pelúcia ou boneco para "protegê-lo"durante a noite. Algo que fizesse ele ter confiança para dormir e abraçar. Escolhi o bonequinho do Wood que é o que ele mais gosta. Mas atenção, ele não pode brincar mais com o boneco durante o dia, é um objeto somente para a noite.
  • Chupeta: Somente durante o sono. A Dra também disse que se a chupeta fosse deixada somente para a hora do sono, iria facilitar muito as coisas... e olha que foi fácil deixar a chupeta só para a noite viu? Se bem que ela falou que quem inventa de pedir chupeta são os adultos, não o bebê.
  • Evitar contato. Quanto menos mexer com ele durante a noite, mais fácil será para ele entender que noite é para dormir e não para ser carregado, ninado, etc. Deveríamos colocar o Theo no berço e nos afastar. 
Horas Bolas, o Theo tinha terror era de dormir no berço, mas era alí o lugar de dormir. Segundo o conselho da Dra, teríamos que fazer o seguinte. Após o banho, massagem, vestir o pijama, colocá-lo no berço, cantar uma musiquinha (ou 2) ou contar uma historinha, dar beijinho de boa noite e sair do quarto. Se chorar, deixa chorar. Pode uma coisa dessas gente???

Eu não poderia deixar o Theo chorar desesperadamente. É "desumano". Até disse à Dra que já tinha tentado fazer isto quando ele tinha 9 meses, mas não consegui. O Theo chorou demais, eu chorei, depois de 30 minutos entrei no quarto desesperada e ele ficou soluçando a noite toda.. foi terrível. Mas o bom da pediatra do sono é que ela sabe que isto é um ponto fraco e soube tratar isto comigo muito bem. Explicou que se ele continuasse a dormir assim, ele seria um menino com déficit de atenção, que não conseguia se concentrar e que o sono nesta fase da vida é muito importante para o crescimento dele, pois é no sono que é desenvolvido o hormônio do crescimento e mais um tanto de hormônios. Enfim... foi um papo de duas horas e meia! Saí de lá muito certa de que teria algumas noites em claro e ouvindo muito choro. Estava decidida: O Theo precisava dormir e eu também!

Me lembrou o programa que eu assiti algumas vezes durante a gravidez do Theo chamado "Doces Sonhos" no People and Arts. Vocês conhecem? 



No primeiro dia a noite começou boa. Janta as 6:30, filminho e livrinho até as 8:30, banho as 8:30 AND berço.

Pra começar que o Theo não queria nem entrar no berço. Ele chorou muito e me gritou bravo, tipo "poxa vida mãe, me tira daqui!!!" Ele chorou, chorou, chorou, chorou... a ponto de enlouquecer alguém. Eu fiquei sozinha lá com o Theo e fui conversando com ele, tentando passar segurança. Convidando ele a cantar comigo. Que alí era o quarto dele e não tinha porque chorar... enfim, muita psicologia, rsrsrs. Para o primeiro dia eu não quis largar ele sozinho no quarto, a primeira dificuldade era só fazer ele dormir no berço, então fiquei por lá... Após 40 minutos de choro, eu saí do lado dele, fiquei próximo ao trocador, e disse que se ele não sentasse (ele estava na beira do berço, pedindo pra sair)  eu iria sair do quarto. Ele sentou (aleluia!). Quando ele sentou, eu fui chegando pertinho dele... cantando uma musiquinha, encostei nele e deitei ele no berço. O Theo deu um suspiro e dormiu. Eu saí do quarto, Caco e a babá estavam incrédulos me olhando com aquela cara de susto "dormiu?" Sim gente... eu consegui fazer o Theo dormir no berço.

A noite foi de expectativa: Que horas ele iria acordar? Será que eu conseguiria ter tanta atitude para fazer ele dormir de novo daquela forma? Quanto tempo será que ele ficaria acordado? Quanto tempo eu aguentaria ficar acordada tentando este novo método? ...

As 1:30 da madrugada ouvi o chorinho dele. Cheguei no quarto e a babá estava com ele no colo. Bom, olhei pra ela com cara de mãe brava (rsrsrs) e falei que não foi aquilo que pretendíamos fazer. Na hora ela colocou o Theo no berço e ele ficou chamando ela tipo "Me tira daqui!!!". Quando ví que ela estava atrapalhando, pedi pra ela sair, pois o Theo estava vendo nela uma forma de escapar do berço. Quando ela saiu, o Theo chorou muuuuuito mais. Acredito que ele pensou que a única forma dele sair do berço estava indo embora. 

Acontece que isto não é tão simples quanto eu estou dizendo e nem tão desumano quanto parece. Colocar um bebê para dormir nestas condições é um caso complicado, ele já tem suas vontades e sabe exatamente como conseguir o que ele quer : Chorando e fazendo pirraça. A mãe tem que ser forte, mais do que imagina e saber colocar ordens onde até hoje não conseguiu. Deixar o bebê chorando é mais irritante do que desumano. Este choro, é um choro de manha, de pirraça, não é de fome e nem de dor, é a forma de ele conseguir o que quer e neste caso, ele não tinha a opção de querer nada. Era hora de dormir!

Parecia que ia ser pior, mas como da primeira vez, eu saí de perto, falei que cantaria mais uma música e se ao final da música ele não estivesse sentado, eu sairia do quarto. Ele chorava muito mas estava entendendo a situação. Quando eu terminei a música, disse que iria sair do quanto e... ele sentou. Danadinho o rapaz né? Aí eu fui lá agradecer a ele por ter deitado e que mamãe estava com muito sono. Pedi pra ele fechar o olhinho pra dormir logo, porque eu também queria dormir... Eu fiz um carinho na barriga e saí de perto. Fiquei mais uns dois minutos no quarto e ví que estava tudo ok e saí. O Theo dormiu. Mais uma vez saí do quarto e meu marido não conseguia acreditar naquilo.

Deitei me fazendo as mesmas perguntas de antes, que horas ele iria acordar, se eu iria ter a mesma força de vontade de ouví-lo chorar e passar por cima de tudo... mas acima de tudo eu estava orgulhosa do que estava fazendo. Estava sentindo que estava fazendo certo, que estava no caminho certo para fazer todo mundo dormir bem, principalmente o Theo.

O nosso sono foi mais pesado do que imaginava. O Theo acordou as 8 da manhã. Oito Horas da Manhã. OITO! Coisa que ele nunca tinha feito antes. Senti que ele dormiu o que precisava e acordou satisfeito da vida. Neste dia o Theo estava surpreendentemente mais feliz, mais concentrado, obediente e animado. Ele enfim estava tendo um sono de qualidade. Ele e nós.

Na noite seguinte, que era de um sábado para domingo, foi rodeada de expectativas. A rotina do sono foi seguida à risca... e às 8:40 Theo estava no berço. Mamou, virou de lado e dormiu. (PAUSA DRAMÁTICA) . Dormiu, assim como se desliga um brinquedo, o Theo dormiu durante longas e satisfeitas 12 horas. Ininterruptas. Parecia mágica, assim como me falaram que de um dia pro outro ele dormiria a noite toda - só que com um esforcinho a mais. 

O meu susto foi tão grande que as 3:30 eu acordei esperando o Theo acordar. O "choque"foi grande a ponto de eu e o Caco ficarmos acordados por 1 hora, felizes da vida, pensando "gente, ele esta dormindo mesmo". Às 6 o Caco tinha um compromisso esportivo (sim, bem no domingo) e saiu. As 7:30 eu acordei de novo esperando o Theo acordar e voltei a dormir. As 8:30 ouvi "maaammmm" bem longe e saí correndo pensando "meu deus, o Caco é doido. Saiu e deixou o Theo sozinho na sala". A sala estava vazia e o grito era de um vizinho... rsrsrs. O Theo estava dormindo igual um anjinho, chegava suspirar de satisfação. Eu voltei pra cama e fique até cansada de esperar ele acordar: Quem diria!

Quando ele acordou, vesti o pequeno rapidinho e fomos a igreja. Ele se comportou suuuuper bem e igual um rapaizinho. Uma boa noite de sono vale ouro. Fomos agradecer a papai do céu por esta benção.

Já se passaram quase 2 meses desde esta mudança de hábitos. Foi tão bom, que mesmo mudando de casa o Theo sentiu pouco e continuou a dormir a noite toda. É obviu que nem todas as noites são iguais. Outro dia o Theo foi "atacado" por uma alergia e se coçou muito e a noite foi aquela trabalheira. Mas hoje a rotina é dormir durante toda a noite, as vezes aparecem alguns choramingos, mas coisa de criança né? ... Ele também passou a acordar mais cedo, entre 6:30 as 7:30 - assim como tem dias que acorda as 9 -  Coisa de crianças né....

À Dra Elitania eu só tenho que agradecer e deixo aqui o contato dela.  


21 comentários:

  1. Oi Thi,
    É, fazer a turminha dormir não é tarefa fácil. Com meus 4 fica difícil deixar chorar, mas vez ou outra também me visto de super nanny e deixo a turma chorando até dormir. Hoje, eles dormem bem e só a Gabi que anda instável. Saudades das minhas longas noites de sono ininterruptas rsrs.
    Tarefa difícil para nós mamães, mas extremamente necessária.
    Beijos
    Carla e Quarteto

    ResponderExcluir
  2. Caramba, parabéns! Não tenho filhos e por mais que eu imagine toda a situação, talvez ainda não chegue perto do que vc sentiu. É Claro que a mãe sofre junto por saber que dormir pouco não é saudável. Está de parabéns pelas mudanças que fez e por ter conseguido fazê-lo dormir. Não deixe que a babá saia dessa rotina que criaram.

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeeeii...eu nunca vi um texto tão completo sobre como fazer um baby dormir...hihi
    Eu não tenhos filhos,mas meus pais tem muitos afilhados e eu conheço mts babys,mas cada mãe tem muitos mals costumes diferentes relacionado a isso.Indicarei um pediatra do sono a elas.^^
    bJuh

    ResponderExcluir
  4. Nós mães somos gerreiras(pais tbm) estou encantada com o q vc declara até me emocionei, sou mãe e minha filha só dormi lá pras 23:30h, mais dormi a noite toda, e acorda as 9:30h eu ja não sabia o q fazer o ano q vem ela vai p/escola matutino e precisa 7:30 esta la, vou segui a risca o q você postou, muito obrigada thi e parabéns vc me surpreende a cada dia...bjins lais sou sua fã minhas roupas esquecidas no armario combinam demais com jenas, coletes...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, dormir é mesmo um problema sério.
    A Luisa ficou até o terceiro mês sem dormir nada, no máximo 2 horas por noite. Fiquei destruída!
    Depois disso troquei o Nan e por coincidencia ou não, ela nunca mais acordou a noite. Dorme as 22:30 ou 23:00 mas acorda as 9:00.
    Isso parece um sonho né?! Mas tem a parte ruim, ate hj ela dorme no meu quarto.
    O Pedro (pai dela) ja me cobrou muitas vezes isso, mas acostumei desde qdo ela era bebezinha. (hj ja tem 7 meses, uma moça.)
    Todas as vezes que coloquei ela no berço quem não dormia era eu. Fico a noite inteira indo no quarto dela pra olhar se ela não virou e esta com o braço de mau jeito, se ela esta respirando normal, se nao esta com frio, calor, etc. Aiii pra mim é um sofrimento. Agora não sei se ela dorme feito um anjo por saber que estou ali do ladinho dela, ou se esse sono vai permanecer longe ( quarto ao lado) de mim.
    Não sei mesmo o que fazer.
    Mas adorei seu post de hj, super completo para nós mamães.
    beijos pra vc

    ResponderExcluir
  6. Oi Thi,td bem?
    Ser mãe parece ser tão simples,mas so sendo mãe pra saber o minimos detalhes...Tem dicas que passam tão desapercebidas..que no final sao dicas milagrosass rsrs
    Eu,daqui lendo o post senti o seu orgulho de ter vencido esta etapa do sono,hoje mesmo por coincidencia pesquisei sobre DTA ...achei que eu tinha hahaha mas naoo, já que eu vi uma materia que a sabrina sato tem,vai que era de natureza japa neh hehe...
    Olha são os pequenos detalhes mesmo...nao ter brincadeiras antes de dormir pra nao despertar..colocar pra dormir cedo...chupeta so na hora de dormir..Graças á Deus meus filhotes sempre dormiram bem....o davi tem 10 meses e ja dorme a noite toda..mas tmb dorme 19:00 e acorda so 7:30 ...mas ai é umas 0:00 dou uma mamadeira pra ele ,pra ele dormir maisss ,mas com a barriguinha cheia...acho que dorme mais rsrs..Afff queria poder falarr muito maiss...mas isso aqui ta ficando enormeee !!!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  7. Tenho um baby de cinco meses, e graças a Deus, ele sempre dormiu a noite toda... dês de quando nasceu.Mas tanto eu quanto meu maridin, não somos agitados, pelo contrario, adoramos dormir... mas agora fiquei preocupada, como vc disse criança tem fases..será que o meu vai dar trabalho pra dormir rs ...mas são ótimas as dicas!!
    Angélica

    ResponderExcluir
  8. mto bom...pra quem é mamae deve ter sido umas 3 "maos na roda".

    ResponderExcluir
  9. Thieli, realmente...quem não é mãe não imagina tamanho trabalho e confesso que estou um pouco chocada mesmo!!rs eu imaginava que um baby dessa idade era super tranquilo, que o dificil mesmo eram os primeiros meses rsrs claroooo que isso me assustou mttt pelo fato de amar durmir!!!tanto eu quanto o futuro marido..rs
    Já guardei esse seu post..vai me servir daqui alguns aninhos rsrs

    Parabens pelo blog..sempre mttt bom e interessante!!!

    ResponderExcluir
  10. Menina, achei muito interessante isso...não imaginava que o Theo era assim...ele é tão ligado no 220, como vc mesma disse, q eu imaginava q ele capotava de noite!
    Que bom q ele agora tá mais tranquilo!! =D
    Interessante mesmo! Gostei do post!

    ResponderExcluir
  11. @Carla carla, vc é uma guerreira. Nem sabe o quanto que eu e várias mães te admiramos por conseguir dar conta de 4 tudo de uma vez!!! Eu aqui com 1 fico penando.. rsrsrs Ma sé verdade, tem que fazer baixar a Super Nanny!!! rsrrs

    ResponderExcluir
  12. @Anônimo Virei sargenta, ninguém aqui sai da linha mais!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. @Juh Pignaton cada crianç é diferente a outra, mas pode ser vir de lição pra alguém.

    ResponderExcluir
  14. @Anônimo Como eu disse, não tem receita. Veja se vc na vai bagunçar a rotininha dela com uma mudança drastica. tente a cada 3 dias adiantar 10 minutos na rotina dela e talvez você consiga fazer ela dormir mais cedo e acordar mais cedoo

    ResponderExcluir
  15. @Luana Romanel Luana, pra mim também foi um pouco traumático deixar o Theo dormir sozinho, mas ninguém morre não viu? rsrrsr falo assim pq a gente sempre pensa no pior, mas sai todo mundo mt bem da situaçao. É melhor vc fazer isto enquanto ela é pequenininha, pq depois mais tarde vai ser pior...

    ResponderExcluir
  16. @Luana Romanel Luana, pra mim também foi um pouco traumático deixar o Theo dormir sozinho, mas ninguém morre não viu? rsrrsr falo assim pq a gente sempre pensa no pior, mas sai todo mundo mt bem da situaçao. É melhor vc fazer isto enquanto ela é pequenininha, pq depois mais tarde vai ser pior...

    ResponderExcluir
  17. @dany tiemi vc nem sabe o tamanho do meu orgulho!! rsrsrs só eu sei a quantidade de noites em claros que nós passamos!!!

    ResponderExcluir
  18. @Anônimo as crianças sempre tem suas fases... a fase de nascer dentes, de sonhar... de tirar as fraudas... mas o bom é q vc conhece a rotininha dele, e saberá como fazer tudo voltar ao normal...

    ResponderExcluir
  19. @Maytê toda etapa tem suas dificuldades... conheço bebes que nunca acordaram, outros sao danadinhos como o Theo, outros resolveram esta situaçao a pouco tempo. Normal não é, como eu disse no texto, mas pode acontecer...

    ResponderExcluir
  20. @Claudinha Hoje ele capota. O problema é que quanto menos as crianças dormem, mais agitadas elas ficam, se não conseguem dormir a quantidade de horas necessarias, nunca tem um sono de qualidade e tranquilo... hoje com o sono "consertado" ele capota... rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Meu filho tem 01 e 4 meses...o que aconteceu com o seu filho eu passei com o meu desde o primeiro dia no hospital...meu filho nao dormia...ele acordava de hora em hora e eu achava que era fome e que meu leite nao bastava, tentei mamadeira mas ele nao aceitava....as pessoas me falavam que quando ele completasse tres meses ele iria mudar, pois nao mudou eu vivia igual um zumbi...fiquei traumatizada a ponto de falar q nunca mais teria outro filho...ele só começou a melhorar quando completou 01 ano...hj ele chora ou resmunga umas duas vezes na noite mas nao chega a acordar ele é bem agitado dorme por volta das 9:30 da noite e acorda 7:30 a 8:00, nunca mais tive um noite de sono inteira mas está bem melhor que antes rsrsrr
    Dani

    ResponderExcluir

Leave your message after the bip, biiiip:
(para comentar é necessário ter uma conta google, pode ser Gmail, blogger, orkut... ou uma conta no Twitter ou Facebook)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...