Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

A hora certa de engravidar do primeiro filho

Talvez este seja uma das maiores dúvidas pós casamento: Qual o momento certo para ter um pequenininho dentro de casa.
E 10 a cada 10 pessoas que pergunto, nenhumas delas sabia o momento certo, apenas quiseram ser mães. E quando as pessoas me perguntam, eu respondo que é porque "estava na hora".


É engraçado, porque na hora que a gente casa, você lista certas prioridades:
  • Ganhar uma boa grana antes;
  • Ajeitar melhor a vida (seja trabalho, casa, cidade);
  • Viajar bastante com o maridão e curtir mooooyyyyto;
  • Curtir melhor a casa antes de engravidar;
  • Se achar muito nova para engravidar;
  • Terminar algum curso pendente ou fazer algum curso;
E cá entre nós, casar dá uma trabalheira danada, aí a gente só quer curtir mesmo o casamento. Engravidar fica pra segundo plano né?... rsrs. Definir o momento para a gravidez é só dar um check em toda aquela listinha certo? bem... nem sempre a gente consegue conduzir nossa vida como queremos.

Até porque muitas coisas não tem metas estabelecidas, por exemplo: "quero ter na conta X para poder engravidar", "quando tiver tal idade me sentirei suficientemente madura para cuidar de um filhotinho", "viajar para tal, tal e tal lugar até tal mês", é realmente difícil quantificar este momento. Mas olha não tem jeito, na hora que é pra ser... você vai saber...

Sabe quando você vai dar uma volta no shopping e fica booooba ao ver crianças lindinhas correndo pelos corredores? Quando você começa a reparar como as mães que você conhece cuidam de seus filhos? Quando você já está bem "viajada", "passeada" e agora tá numa fase ficar em casa e acha que falta algo? E quando você já concluiu aquele curso ou ele não está exatamente te preenchendo como você gostaria? Ah, tem também quando o maridão começa a pedir o bebê e você até pensa em dizer sim...rsrs... Se você balançou a cabeça em pelo menos 2 dessas situações, tome cuidado a hora pode estar próxima!!! rsrsrs Pois é, acontece com todo mundo este "melhor momento" para engravidar... é sempre uma dúvida, mas sabemos exatamente quando há sinais nos dizendo a melhor hora.

Com relação a outras coisas que a gente sempre fica com medo de não poder fazer mais, como viagens, sair a noite e etc, não é bem assim. Durante a gravidez você já sente que seu ritmo desacelera, e você vai continuar com o ritmo desacelarado quando ele nasce. Não vai dar aquele desespero de viajar loucamente como alguma vez você teve um surto, é muito mais tranquilo. E também é uma condição temporária, muito em breve você poderá viajar / sair com o baby ou sem ele. Não é um crime deixar seu filho na casa da avó dele (desejo absoluto entre as avós é ter os netos passando uns dias na casa delas, haha), mesmo que seu coração sofra, eles vão adorar alguns dias de curtição, assim como você adorava ir para a casa de sua avó. E dependendo para onde for, carrega a criançada junto. É mais trabalhoso, mas a alegria que eles proporcionam compensa. Eu agarantcho.

Vou contar no meu caso como aconteceu e pode esclarecer para muita gente. Eu e Caco já namorávamos a muitos anos, já conhecíamos muitos países e lugares, viajávamos praticamente todos os fins de semana, já tomávamos conta do nosso nariz, eu estava cursando a minha MBA ( e queria engravidar ao fim dela),  enfim, estava em uma condição média de engravidar. Estava naquele: até posso engravidar, mas não sei se quero agora. Detalhe que quando casei me dei um prazo para engravidar a partir de 5 anos de casada (piada, néahm??? hahaha)

Adorava curtir fins de semanas frios em casa e noites assistindo televisão... e apesar de ter a melhor companhia do mundo, ainda faltava algo, a casa precisava de mais alegria. A indecisão do momento sempre vai existir, é impossível dizer : tenho que engravidar neste mês! Eu e Caco já vínhamos  conversando sobre abandonar o anticoncepcional, mas parei tipo #aloka, pronto parei, deu vontade, fui lá e fiz, haha. Lógico que eu já vinha me preparando com minha ginecologista, já tinha feito vários exames e estava só esperando a gravidez mesmo. Segundo meus cálculos ele iria nascer logo após eu concluir minha MBA (apresentei meu TCC 15 dias antes do nascimento, parecendo um barril, de inchada, haha) e eu não tinha muitos planos para o próximo ano. Falei: é agora!
Minha família ficou toda surpresa, não quis  criar expectativa em ninguém e tinha deixado guardado só pra mim/nós quando decidimos engravidar, já tinha falado mais ou menos que seria só para o ano seguinte...

Não tem mistério, não é você acordar um dia e dizer: Estou preparada. A não ser quando você espera algo acontecer: mudar de cidade, lua de mel (sim, tem gente que engravida na lua de mel mesmo! rsrs), acabar a faculdade, sair do emprego, enfim... há vários motivos para a pessoa acordar um dia e dizer que está preparada. Mas sentir-se preparada para engravidar não tem jeito: é decidir e correr pro abraço.

Sabe que fazer este post fez passar um filme na minha cabeça... Foi assim comigo: Deu vontade, fui lá e fiz. Mas eu fico pensando nas pessoas que são mais indecisas, as famosas enroladas!!! Eu sou uma pessoas bem despachada, não espero ninguém para fazer o que quero, eu coloco as cartas e decido a minha vida, mas há pessoas que sentem dificuldade (mexxxxmo) de decidir este momento. Eu penso o seguinte, você tem que pensar que se não for agora, mais pra frente pode ser mais difícil ainda, você pode ter uma promoção no trabalho e não querer sair agora, você pode ter dificuldades  para engravidar devido a idade, pode surgir a oportunidade de fazer algum curso, enfim, podem acontecer coisas super especiais (ou não) que façam você adiar este momento.

Porém as pessoas esquecem de lembrar que um filho não é algo que empata, mas sim que melhora e muito a vida! É um companheiro, o seu maior orgulho, a razão da sua vida, o motivo da suas maiores felicidades, a sua lembrança mais especial de algum momento, a pessoa que estará com você para sempre. Já ouviram aquela frase "Na dúvida acelere"? É mais ou menos assim o conselho que eu te dou. Não conheço ninguém que se arrependeu do momento que seu filho nasceu, ninguém ( inclusive os não programados) ! Então se só estava esperando este empurrãozinho, considere-o, ok?

E Mamas Clubetes, gostaria de ouvir de vocês como foi o momento da decisão de ter um filhote!!!

17 comentários:

  1. Nossa thi, você era a grávida mais linda de todas!! Essas fotos em Morro de SP são lindas!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô aqui atualizando o blog "secreto" meu e do namorido e vc vem com esse post total "amor, me pede em casamento logo, vamos ter um filho e tal!"
    ahahahahahahah
    Tô treinando bem essa coisa de ser tia, serve?rs

    Eu realmente acho muito foda essa coisa de ser mãe. A gente não sabe até ser, mas vê a mãe dagente e sente um negócio bom! ^^

    Acho que a maior insegurança é a coisa da grana, medo de passar perrengue com o pequeno ser, saúde e tal. O resto é só amor e inspiração! rs

    E olha, vc era mesmo uma das grávidas mais lindas, foto fantástica essa on the beach!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo e inspirador!
    Quem vem aqui no blog e vê todo este amor e dedicação a família e ao filho fica até querendo adiantar o casamente, o bebe. rs
    Você realmente foi uma grávida linda. Essa primeira foto na praia então.. nossa!!!!
    Amei esse post Thi!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ai que coisa mais linda..amei!
    Eu morro de vontade de ser mãe, mas pra mim é muito cedo MESMO, tenho 19 anos e to no 4º período da faculdade..rs Namoro há 4 anos, sou doida pra juntar os trapos mas ele tb tem que se formar, e faltam mais 5 anos... humpf..rs
    Espero que passe rápido!
    Beijos
    PS: Parabéns pela bela família!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thi! Realmente o post ficou lindo. Estava inspirada mesmo heim!!! rsrsrsrs
    Quando fiquei grávida da minha filhota ainda não estava casada e fiquei muito insegura, pois achava que não era a hora certa. Quando ela nasceu, descobri que não existe a hora certa, eles que nos preparam quando nascem. Foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu na minha vida e o que me assustava demonstrou ser a fonte da minha maior e melhor força.

    Bjos e muita inspiração para mais posts apaixonados como este... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. aiii Thi, que linda q vc ficou.

    ResponderExcluir
  7. me emocionei!

    tb quero um baby!
    só q falta o marido/namorado....
    enfim, adorei o post.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. oi thi,qnto tempo que nao passo por aqui...o meu primeiro filho foi bem assim tmb....tava na hora ja depois de algum tempinho de casada...o segundo ja foi mais pra nao dar um espaço muiiito grande....meu filho ja tava com 6...ja era mais que na hora de fazer outro rsss..agora quero so daki mais 5 anos...ai fecho a fabrica hahaha..bjosssssssss

    ResponderExcluir
  9. Nossa Thi muito inspirador esse post... sou louca pra ser mãe, mas antes disso preciso seguir todas aqueles prioridades que você citou acima, e um pouco mais, rsrsrs... você ficou lindaaaaa grávida!!! adorei!!! Bj. Leidy

    ResponderExcluir
  10. @Emily é, tem esta parada da grana e da estabilidade no relacionamento, leia-se casamento...

    mas vou te dizer uma coisa, quando nasce, a gente tem uma força a mais de brigar pelas coisas que nos "assombram"rsrs, e vencer!

    ResponderExcluir
  11. @Kamilla Amaral o melhor momento é quando estao as coisas pelo menos nos conformes: formada e casada! rsrsr bjs

    ResponderExcluir
  12. @Patricia Nakamura num disse que ninguém se arrepende da hora, rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. @daniell tiemi tempo memso dani... 6 anos p mim é muita coisa, já quero o 2 pra já! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. @leidy entao vamos seguir as prioridades, rsrsrs

    ResponderExcluir

Leave your message after the bip, biiiip:
(para comentar é necessário ter uma conta google, pode ser Gmail, blogger, orkut... ou uma conta no Twitter ou Facebook)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...